sexta-feira, 10 de outubro de 2008

SPORE, um The Sims muito mais divertido.


A Maxis, após enriquecer durante anos com os inúmeros lançamentos de packs (pacotes com dados reunidos pelos criadores) e expansões de ambos The Sims e The Sims 2 (e em um futuro próximo, o terceiro jogo da série), decidiu revolucionar o mercado de jogos mais uma vez.

Que tal poder acompanhar toda uma espécie, desde seu momento celular, através de bilhões de anos de evolução, interagir com tribos arcaicas, construir toda uma civilização, dominar o mundo e buscar exploração espacial, tudo em um jogo só? É o que o jogo Spore, lançado oficialmente no início de setembro e o nosso assunto de estréia, ofereceu aos jogadores do mundo inteiro, com uma total dinâmica entre o jogador e a internet, possibilitando além de gravar pequenos vídeos de sua criatura e lançá-los ao YouTube diretamente de dentro do jogo, uma enciclopédia interna completa de tudo que você já fez, desde a própria criatura até veículos e edifícios. Outra opção é a troca facilitada de criaturas, veículos, naves espaciais e dados em geral com outros jogadores (que também serão adicionados a enciclopédia), o que foi inicialmente abordado na série The Sims, mas nunca de maneira tão simplificada.

O jogo começa com uma intenção bastante infantil, um meteoro cai em um planeta não habitado e seu primeiro objetivo é evoluir uma pequena bactéria alienígena, se alimentando e/ou matando outras bactérias de espécies diferentes no processo, reproduzir com seus iguais, ganhando novas características evolutivas, até ter tamanho suficiente para sair do oceano e explorar o continente.Daqui para frente, você começa a escrever toda a história de sua espécie e tudo que você faz afetará o futuro de sua pequena criatura. Interagir com outras espécies transformará sua criatura em algo mais social, através de danças, cantos e outras ações; atacar outras espécies a tornará um grande predador, através da extinção das espécies inimigas.

Após o cérebro de sua criatura crescer o suficiente para ter o dom da inteligência (por mais que sua criatura não demonstre tal característica), chegará a hora de evoluir mais uma vez, para uma fase tribal, de maior interação, fortalecendo sua espécie, criando alianças com outras tribos ou derrotando tribos inimigas (dependendo das suas decisões anteriores), até alcançar a era da civilização, onde sua espécie se tornou dominante no planeta.

Qualquer semelhança com outros títulos, como Age of Empires, Empire Earth ou Civilization não será mera coincidência (mas não quero fazer comparações absurdas, lembre-se que são somente características dos jogos citados), que na minha humilde opinião, se tornou a melhor era evolutiva do jogo. Buscando unificar a espécie sobre seu controle, seja de maneira militar, religiosa ou econômica, para alcançar a fase final da história da sua espécie: A conquista espacial. E a interação (novamente seguindo o que você fez anteriormente) com outras raças será seu novo objetivo.


Mas, infelizmente, nem tudo são flores. Uma jogada arriscada da empresa responsável pela distribuição desse incrível jogo derrubou as avaliações de venda do produto no mundo todo. Inicialmente era uma tática que visava diminuir o ato de “emprestar” o jogo a um amigo, que deu muito errado. O jogo só podia ser instalado em três máquinas diferentes, duas além do computador de quem comprou o jogo.

Essa tática gerou um movimento nunca visto (por mim) na internet, pelo menos até o momento presente. O jogo foi o mais baixado do ano, porque as lojas australianas venderam antes da data de lançamento, e o menos comprado no Amazon.com (grande vendedora de diversos artigos via internet, um Submarino.com melhorado), recebendo inúmeras avaliações negativas como uma simples forma de protesto dos jogadores contra a Electronic Arts, que acabou não durando muito tempo.

Dramas a parte, o título Spore que mal foi lançado no Brasil, já recebeu fortes rumores sobre o lançamento de seu primeiro Pack, com direito a pré-venda via internet, para novembro desse ano, com previsão de lançamento do primeiro pacote de expansão para o primeiro semestre de 2009, que tem como objetivo melhorar ainda mais a jogabilidade durante as eras evolutivas.

Interatividade, simplicidade e pura diversão são as principais características desse maravilhoso simulador evolutivo, que chamou muito minha atenção com seus inúmeros desafios e objetivos diferentes, consumindo horas e horas de distração, por simplesmente oferecer uma maneira cientifica e politicamente correta (ou não) de brincar de Deus. Se simulação da vida dos outros é seu estilo, esse é o seu jogo, até porque, já estava na hora de colocar o The Sims de lado não?



Mas se você, leitor, não quer uma opinião escrita sobre o jogo e sim números, resultados e avaliações, vamos lá.

Jogabilidade > Dinâmica total, muitas horas “perdidas” jogando Spore, então tome muito cuidado para não se distrair e esquecer a hora, esse jogo vai tomar sua total atenção. Mas como todo bom simulador, com certo tempo pode acabar enjoando, então jogue com a devida moderação.

Som > A música no fundo sempre será uma coisa leve, bastante tranqüila, a não ser que você seja atacado, aí a história muda. Mas o quesito som ganha vários pontos quando se trata nos inúmeros barulhos que sua criatura pode fazer e posteriormente falar.

Gráficos > Ótimo sistema de câmera que talvez pode tirar alguns dos seus minutos até você se acostumar, mas que dará a você total liberdade para admirar a qualidade gráfica do jogo, além das inúmeras animações possíveis a serem realizadas pela sua criatura.

Disponível para PC Windows, Mac, Nintendo DS *versão do jogo para portátil* e em breve (ainda não é oficial então não é nada confirmado) para todas as outras plataformas.

Requerimentos do sistema: Windows XP/Vista, Processador P4 2.0GHz ou equivalente, 512 MB RAM (768 MB no Vista), Placa de vídeo de 128 MB ( com suporte ao Pixel Shader 2.0), 6 GB de espaço no disco rígido.

Muito já escrito, finalizo a matéria de estréia com o link (via torrent) para baixar o jogo. Em jogos futuros irei procurar outras fontes para downloads para facilitar a vida de vocês. Espero que tenham gostado.

Spore-RELOADED (nome do release) Torrent
Spore-RELOADED Link direto pro Torrent
Spore Crackfix-RELOADED (crack funcional) Torrent
Spore Crackfix-RELOADED Link direto pro Torrent
Spore Creature Pack – 3427 Novas Criaturas
Spore Creature Pack Link direto pro torrent
Spore Creature Creator (programa para criar criaturas)
Spore Creature Creator Link direto pro Torrent















5 comentários:

  1. Cleber, só me explica aí como funciona essa porrada de links para download, que eu não entendi nada. Basta o primeiro para ter o jogo?

    ResponderExcluir
  2. A graça desse jogo é que você não é apenas Deus, você é Darwin.

    Que saia logo para PSP !

    ResponderExcluir
  3. Então Bruno, meu conselho é baixar o jogo original e o Crackfix *o crack que vem com o jogo tem um problema, que eu não sei do que se trata, por isso lançaram esse crackfix* .. Já o creature pack é o bônus, no próprio torrent tem as instruções caso precise*

    Sobre a porrada de link é que preferimos dar ambas opções, uma direta para download e outra para a página do download.

    ResponderExcluir
  4. Próximo review: Portal ^^

    ResponderExcluir
  5. Muito bom! Eu até tava atrás desse jogo, mas esqueci de baixar. Ótima análise... agora só falta me passar o jogo... baixar demora... huauhauhauha

    ResponderExcluir