terça-feira, 11 de novembro de 2008

E com novembro, chegaram os lançamentos mais esperados do ano. Ou não.

A matéria da última semana que muita gente preferiu não ler, muito menos comentar minhas inúmeras informações, que lancei para vocês aqui, por causa do tamanho. Tem problema não, assim vocês só facilitam meu trabalho. Ao invés de lançar/falar de 4 jogos em um final de semana, irei lançar 1 mero joguinho por semana. Mesmo que seu computador não rode esse jogo. Mesmo que você não possa baixar 8GB. Nem tudo é do jeito que a gente quer né. =p

Piranhagens à parte, eu prometi e lá vamos nós.
Pro Evolution Soccer 2009.

Para os usuários de PC que pretendem baixar (não há muito que falar sobre história, como funciona e tudo mais, primeiro porque todo mundo conhecer o PES e segundo porque quem não conhecia, conheceu com o especial), lembrem-se: o jogo está SUPERMEGAFUCKING compactado. Não faça nada além de descompactar/instalar o jogo se não seu computador provavelmente irá desligar (principalmente se seu processador não for Dual-Core, estiver calor e seu computador ter pouca ventilação) (veja bem, ato de descompactar não é o uso do Winrar e sim o momento de instalar o jogo com o setup.bat, lembre-se de instalar o jogo em uma pasta com extensão pequena, como por exemplo (exemplo dado pelo próprio releaser) C:\Games ou algo do tipo) além de ter mais ou menos 17GB livres para manipulação dos arquivos temporários, principalmente os arquivos de som. Além disso, faça essa “instalação” quando você tiver algo para fazer FORA do seu computador. Comecei a instalar antes de começar a assistir o jogo do Manchester com o Arsenal pela liga inglesa, o jogo estava nos acréscimos, 95 minutos até que, enfim, terminou a instalação (2 a 1 Arsenal, dois gols do Nasri para o Arsenal e 1 belo gol de Rafael para o Manchester aos 90 praticamente).

Após essa longa espera, comecei o jogo e logo me assustei. Qualidade do vídeo de introdução beeeeem feia. Tudo bem, eu sei que minha placa de vídeo é uma bosta. PORÉM essa qualidade só permaneceu para o vídeo e para aquelas cenas do estádio e replay. O jogo em si não pede muito do seu PC, durante o jogo no caso.

Você irá perceber também que essa versão é um tipo de emulação do XBOX 360, diferentemente do PES 2008 que foi “emulado” da plataforma Playstation. Isso pode ser questão de versão e tudo mais, porém essa versão era a de menor tamanho disponível para baixar, então cliquei para fazer o download sem pensar duas vezes.


(Adoro essa música do UEFA-Heineken)


A grande diferença do PES2009 para o PES2008 (COMPUTADOR): se o seu PC for muito bom, você já rodar o 2008 com a “engine do Playstation3” sem dar lag, não posso afirmar para você que simplesmente só seu database irá mudar. Está tudo muito bem atualizado, roubadamente atualizado e essa engine do XBOX360 é bem interessante, desde menu e opções de jogo com toda aquela coisinha Microsoft de ser, até a própria jogabilidade em si (principalmente se você estiver acostumado com a engine da Sony). Ou então pode ser que a versão do Playstation 3 do PES2009 seja diferente do PES2008, não tenho como afirmar até porque não tenho Playstation 3. Porém, como um amigo meu disse, Next Generation é isso, está chegando a hora de colocar o Play2 de lado. Ou quem sabe ir contra tudo que eu acredito e tudo que eu disse aqui anteriormente e partir para o FIFA09.


A grande verdade é que se você for jogar o PES2009 para Playstation 2, pouca coisa vai mudar para você, além, claro, das atualizações maravilhosas dos times. O gráfico continua a mesma coisa, com pequenas melhoras. A jogabilidade cada vez mais impressiona, comparando com seus antecessores, sempre objetivando a perfeição. Se é que posso dizer isso.

Agora minha verdadeira avaliação para o jogo na plataforma PC. Não falarei de música (apesar de a trilha ser interessante), gráficos ou jogabilidade. É o nosso Pro Evolution Soccer, não importa se os bonecos quebrarem pernas e braços, serei sempre suspeito para dar opinião a favor/contra a franquia. Porém, é claro que eu fico um pouco decepcionado após jogar o PES2008 para Playstation 2, Playstation 3 e PC (quase a mesma coisa) e perceber tanta diferença nessa versão para o Next Generation. Talvez seja questão de costume (agora que perdi quase 2 horas da minha vida instalando, vou jogar esse maldito jogo até dizer chega), mas a primeira impressão sempre marca um pouco mais. E a minha primeira impressão para com o PES2009 não foi muito boa. Então, para não desmerecer o jogo por causa de possíveis questões técnicas (minha placa de vídeo), não farei uma avaliação mais aprofundada. Muito menos um selo. Não é por preguiça não, mas não quero dar uma nota 6 de maneira injusta.

Assim, com certo atraso, eu concluo a matéria desse final de semana que já passou. Fraqueza em detalhes e especificações, já que em geral, tratamos sobre PES durante o especial, não seria justo com vocês escrever tudo novamente.


Pro Evolution Soccer 2009 Full-Rip Skullptura (foi esse que eu baixei e joguei)

3 comentários:

  1. Opa galera, esqueci de um último breve comentário.

    Dá para mudar as configurações de vídeo do jogo FORA do jogo, no executável settings, dentro da pasta principal do jogo.

    Aconselho a colocar tudo no mínimo e meter 800x600 windowed mode, o jogo roda que é uma beleza, até quando originalmente lagava :D

    That's all folks.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo , bom agora é só espeerar o dindin pra comprar pro ps3 msm auhha

    ResponderExcluir
  3. NA VERDADE VERDADEIRA, DIZEM QUE CONSEGUIRAM JÁ, NÃO SEI SE FONTES CONFIÁVEIS, TRANSCODIFICAR UMA DAS CAMADAS DO BLUERAY, NÃO SEI SE É VERDADE... CONTUDO, ESSA CAMADA É A QUE SIMPLESMENTE MANTÉM O JOGO, OU SEJA, POR AÍ VEM COISA, CAMARADINHAS....

    QUE AS COISA PARA O PS3 COMECEM A BOMBAR....

    ResponderExcluir