segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Novembro chegou e os lançamentos não param de sair. Muitos jogos sendo aguardado por fãs desesperados nas portas das lojas antes mesmo da abertura dos portões. Mas nada parecido com o lançamento do novo pacote de expansão do MMORPG (Massively Multiplayer Online Role-Playing Game) (nem te digo o que eu vou fazer se pedir para traduzir isso) World of Warcraft, da Activision Blizzard, criadora do Starcraft, Diablo e Warcraft (esqueçam os outros, esses que importam).

Não fique descontente em saber que o primeiro pacote de expansão do WoW, World of Warcraft: The Burning Crusade (TBC), alcançou, em 24 horas, singelos 2,4 milhões de cópias vendidas, alcançado o topo de vendas entre todos os jogos para PC em 2007 (e também o que mais vendeu no período de 24 horas de toda a história)(valor que nenhum de nós irá um dia conseguir, seja em um dia, um ano ou mais). O novo World of Warcraft: Wrath of the Lich King (WotLK) que foi lançado no dia 13 de novembro (mesmo dia que essa matéria foi criada) promete muito mais, não só nos números de vendas mas em todos os quesitos que você pode pensar, desde fazer barba, cabelo e bigode do seu personagem em qualquer barbearia das principais cidades do jogo até melhora do sistema gráfico.

Até o fim do semestre desse ano eu participei, não tão constantemente assim, de um servidor privado (o nosso famoso pirata) norte-americano e naquela época, somente com rumores e muita pouca informação, dava para facilmente notar a ansiedade dos jogadores sobre o lançamento dessa expansão, até porque muitos deles são jogadores originais do RETAIL, nome dado ao servidor original da Blizzard (não me pergunte o porquê) (e sinceramente, tão cedo que essa expansão será funcional para esses servidores privados).
E motivos para ficar tão animados eles têm. De sobra.


A nova expansão, não satisfeita de levemente continuar ainda mais a história que está sendo contada nessa saga do Warcraft, muda completamente o mundo dos jogadores. Eles que ficaram meses e meses lutando contra os chefes mais difíceis do jogo para buscar os melhores itens possíveis para seu level, agora chegaram à simples conclusão que seus noob itens são lixo. E esse adendo é carinhosamente destinado ao meu caro amigo Massumi.

Isso porque o level cap, a capacidade máxima de level, será aumentada do level 70 para o level 80. Assim você poderá pegar itens muito melhores que os noob¹ itens você já tem (provavelmente, só tem como saber quando eu jogar, ir numa raid², matar um boss³ e pegar um item melhor do que o meu)(o que não irá acontecer tão cedo).

(Cinematic da expansão, filmezinho que abre o jogo)

Além do Level Cap aumentado, será liberada uma nova área para ser explorada pelos jogadores, o continente gélido chamado Northrend, que já fazia parte de ambos Warcraft III: Reign of Chaos e Warcraft III: The Frozen Throne *principalmente este último, por motivos óbvios*, possuindo inúmeras novas áreas de caça, novas Dungeons (local onde geralmente se pratica a raid²), novas criaturas, novas magias e essa cambada toda. Essa nova área, acessível somente para os jogadores de level 70 (se não me engano), modificará tudo que se conhece sobre o jogo até o momento.

Primeiro porque terá a presença de novas Factions (facções lol não tão criminosas assim), que são grupos de personagens NPC (Non-Player Character *sério, espero que você não tenha perguntado o que é NPC, mas nada contra caso você tenha o feito) que dividem o mesmo ideal ou simplesmente se juntaram e formaram uma gangue (-.-) com o objetivo de fazer besteira (para não dizer merda, em respeito aos meus leitores), que podem te oferecer novas quests, vender ótimos *mas não tão bons assim* itens em função da sua reputação com essa facção e ainda entrar em conflito ao seu lado contra forças inimigas, espalhadas pelo novo continente.

Segundo motivo é o aumento do level que você pode alcançar na sua profissão (no WoW cada jogador tem direito a 2 profissões primárias, com level máximo dessa skill de profissão aumentado de 375 para 450, que funcionam como economia em qualquer servidor, onde os próprios jogadores, com itens que podem ser obtidos matando bichos, comprando em loja ou de outros jogadores via Action House)(Action House é uma casa de leilão onde tem as vendas e lances dos próprios jogadores), possibilitando criação de novos itens.
Além desse aumento de level, será introduzida também a nova profissão, Inscription, que dará o direito aos players de adicionarem um tipo de inscrições (duh) (na minha cabeça, algo parecido com runas mágicas)/encantamentos em suas armas e armaduras, com efeitos diferentes dos encantamentos que o jogo já tem (pois já existe uma profissão de encantamento, Enchanting *duh*).

Agora, o mais importante de todas as mudanças, é a introdução da primeira, logo é uma novidade, Hero Class do jogo, o Death Knight. Essa classe se difere das outras porque você precisa alcançar o level 50 com algum dos seus personagens/bonecos/chars na mesma account para poder criar um personagem de “classe heróica” (em português fica tão escroto), além também da triste e recente notícia do limite de personagens dessa classe por servidor (o que é “entendível”, acho que todo mundo quer ter um Death Knight, até o nome é sensacional).

Death Knight, a primeira Hero Class, dará direito aos jogadores utilizar poderes de necromancia para criar minions*4*, usar habilidades de dano mágico baseadas em Ice e Undead *que é a temática da expansão como vocês puderam perceber* e ser absurdamente porradeiro, com valores absurdamente altos de defesa (armor) por ser usuário de armaduras do tipo plate (o que é equivalente ao Heavy Armor do RPG). É dito também que você, como Death Knight, poderá controlar de maneira malvada os jogadores da sua party e dar a eles novas habilidades demoníacas relacionadas à morte (uhhh)(essa humilde descrição talvez não satisfaça de maneira verdadeira a incrível capacidade das inúmeras habilidades de um Death Knight, então por favor perdoem-me).
Para fechar e não ficar falando só do que tem de novo, já que acredito que muita gente não jogue WoW por aqui (mas claro, não vou deixar de escrever essa matéria por causa desse motivo, quem sabe alguém se interessa em pagar lá os $15-20 doláres americanos por mês e jogar, ou então jogar em um Server pirata/privado), pretendo brevemente concluir com as últimas adições para esse sensacional jogo que possui a marca de 11 milhões de jogadores espalhados pelo mundo e pelos 29340928042 servidores da Blizzard.

O famoso e querido por todos Massumi, que jogou comigo nessa temporada de Server privado, não poderia deixar de criar um personagem barbado. Porém, depois de certo tempo, ficou com vontade de mudar a cara do seu personagem no jogo, algo que não pode ser feito no WoW. Ou pelo menos não podia ser feito, pois agora será lançado o incrível BarberShop, um tipo de barbearia onde você pode mudara cor e o estilo de cabelo em qualquer cidade do jogo. Isso talvez não resolva seu problema na vida real Massumi, mas já é um grande adianto.

E fechando, além da melhora gráfica de certos elementos do jogos, na nova área será lançada uma área inteiramente feita para PvP (Player Versus Player, obrigatório saber o significado dessa sigla nesse contexto), independente do Server que você joga, mesmo ele sendo Non-PvP (conhecido por ter membros que não tem culhões para cair na porrada com os outros), com a inclusão de um detalhe que deixará tudo mais épico: a possibilidade de usar estruturas de guerra para destruir construções, torres, casas e tudo mais. Mais maléfico do que isso? Impossível.

Agora que fechamos a parte de novidades, só alguns esclarecimentos: Death Knight é a classe alcançada pelo protagonista da série Warcraft III, o príncipe Arthas Menethil, um paladino da luz, Knight of the Silver Hand, que na busca por mais poder para proteger seu reino, Lordaeron, encontrou em Northrend uma espada sensacional (eu ainda comprarei a minha, custa só 350 dólares) conhecida como Frostmourne, que possui uma ligação com a alma do Lich King (Ner’zhul), meio que vendeu sua alma (pior descrição, impossível) e no processo destruiu um poderoso demônio Mal'Ganis, quem ele caçava; deixou para morte seu antigo professor sem remorso algum; quase matou todos os seus homens; voltou para casa para matar o próprio pai e se tornar o rei do lugar, consequentemente trazendo ruína a raça humana, se tornando o personagem mais querido por toda uma legião de fãs (a grande verdade é que esses não foram os primeiros atos de maldade dele).
A antiga Blizzard agora se chama Activision Blizzard, pois a famigerada Activision, vendo o lucrativo produto que Blizzard tinha criado, se fundiu *comprou* a empresa desenvolvedora que era a antiga dona da Blizzard, a Vivendi Games. No processo, por mais que a Vivendi ainda possua a maioria das ações dessa fusão, empresas que fazem parte de ambos os grupos de menor importância serão fechadas, como a Sierra Entertainment, que é tão antiga quanto a Activision e fez a história na área de games (porém, seus maiores sucessos como Spyro the Dragon e Crash Bandicoot serão continuados)(mas muita gente vai ser despedida e acontecerão inúmeros cortes no orçamento).

É isso, exagerei um pouco nos detalhes, escrevi demais eu sei disso, mas não há o que fazer, eu acabo me empolgando quando se trata do mundo do Warcraft :( Perdoem-me pelos possíveis erros de português. Espero que gostem. Se não gostarem, bem, leiam a próxima matéria, espero que esteja melhor. Se não estiver também, espero que o problema não seja meu e sim seu. :D

Vocábulário MMORPG e seus significados:

*O nome do título dessa matéria é também o nome de o capítulo do seriado South Park que ficou muito famoso por abordar o jogo World of Warcraft.

¹noob: Tecnicamente significa VOCÊ, por não conhecer essa palavra. Também conhecido como newbie ou nooba.

²Raid: Momento da semana onde você, pessoas desconhecidas e seus amigos/pessoas da sua guild *o que pode ou não incluir pessoas que você odeia mas que são necessárias para o grupo, pois você é fraco e eles fortes* para matar inimigos mais fortes que uma pessoa sozinha não conseguiria e chefes.

³Boss: Chefe de um local, de uma Dungeon, que necessita várias pessoas para matá-lo, por ser muito poderoso ter vários milhões de vida e dropar (ato de morrer e deixar algo para trás) itens únicos e ótimos.

*4**não sei fazer o 4 pequeno*Minion: O uso certo da palavra é para qualquer pessoa, bicho ou coisa que você tenha sob seu comando/vontade ou sob seu poder.

Créditos e agradecimentos: US Wikipédia (informações sobre os valores), g1.globo.com (apesar de que, claramente, quem fez a notícia por lá não sabia do que estava falando e provavelmente copiou do Wikipédia), Machinima Channel pelo vídeo (sempre lançando coisas sensacionais no YouTube quando se trata de games), Massumi (por ter me convencido a falar sobre o jogo nessa data de lançamento), Kaka (por fazer uma ótima matéria em seu blog sobre o mesmo assunto, o que me inspirou a abordar sobre o tema também por aqui, ou seja, não sou nem um pouco criativo) e Deus, porque sem ele ... Arthas seria a base de toda uma religião. Ou não.

Um comentário:

  1. World of Warcraft é realmente um jogo fabuloso. Queria eu ter muito tempo vago para perder jogando no server original...

    Parabéns pelo texto cara, me deu até vontade de voltar a jogar ! =D

    ResponderExcluir